SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Avaliação da aprendizagem na formação de professores em AngolaA avaliação em classes de alfabetização: registros descritivos possibilitam superação da avaliação classificatória e excludente? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CAPPELLETTI, Isabel Franch. Opções metodológicas em avaliação: saliências e relevâncias no processo decisório. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.211-255. ISSN 2177-6059.

A avaliação educacional tem-se mostrado como uma questão controversa e pouco cuidada nos planos, programas e projetos educacionais do contexto brasileiro. São inúmeras as proposições teóricas disponíveis na literatura que, entretanto, não têm dado conta do funcionamento concreto das práticas avaliativas. O processo avaliativo tem sido considerado, muitas vezes, como um simples procedimento com forte apelo instrumental. A amplitude de propostas teóricas sobre avaliação abre espaço para discussão entre dois espaços ideológicos: avaliação como controle e avaliação como processo emancipatório. O texto coloca em pauta os modelos que tiveram grande penetração em nosso meio e que ainda marcam presença no sistema educacional brasileiro.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Emancipação; Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )