SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do erroDa transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

VITORIO, Sônia Maria  y  DAMAZIO, Ademir. Avaliação do ensino de matemática: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.295-323. ISSN 2177-6059.

No presente estudo, detivemo-nos na avaliação de ensino da Matemática, pois partimos do princípio de que é um processo decorrente do atual sistema de ensino, dos contextos teórico e histórico vivenciados que se manifestam na escola. Buscamos a percepção - em relação ao ensino de Matemática - dos professores, alunos, equipe diretiva que convivem no cotidiano de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Teoricamente, o estudo fundamentou-se na pedagogia histórico-crítica e sua base psicológica histórico-cultural e na teoria da atividade. A metodologia adotada segue os princípios do método de investigação estabelecidos por Vigotski. A organização da análise ocorreu por uma categoria definida a partir das questões diretivas da entrevista: as perspectivas de mudanças necessárias. A avaliação, à luz da teoria histórico-cultural, indica a existência de um pensamento prospectivo, um conhecimento e um querer uníssonos entre as pessoas da escola em busca de expansão com base científica da Educação Matemática e da própria Pedagogia. As manifestações são reveladoras de um nível potencial que, com colaborações mediadas por novos conhecimentos e experiências, podem atingir uma nova realidade, isto é, um nível real que traduz outro estágio em relação à realidade atual do ensino de Matemática.

Palabras clave : Avaliação; Ensino de Matemática; Perspectiva Histórico-Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )