SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Avaliação do ensino de matemática: uma leitura a partir da teoria histórico-culturalReflexões sobre implementação e uso de laboratórios de informática na escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FAVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara  e  SCHWANTES, Lavínia. Da transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.325-341. ISSN 2177-6059.

Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas - empirista, inatista e dialética - subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada por uma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.

Palavras-chave : Epistemologia; Didática; Educação em Ciências; Hermenêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )