SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue02Reflexões sobre implementação e uso de laboratórios de informática na escola públicaIn situ et de visu: a formação de professores(as) em Santa Catarina na vigência da reforma Orestes Guimarães (1911-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

BOVETO, Lais  and  OLIVEIRA, Terezinha. Difficile mobile: análise do conceito de hábito na história da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.361-382. ISSN 2177-6059.

Neste texto, analisou-se o conceito de hábito sob a perspectiva da História da Educação. Para tanto, considerou-se, principalmente, as obras: Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384-322 a. C.); De magistro e a questão 49 da I seção da II parte da Suma Teológica de Tomás de Aquino (1224-1274); Sobre a Pedagogia de Kant (1724-1804) e A evolução pedagógica de Durkheim (1858-1917). Em relação ao caminho teórico e metodológico, procurou-se seguir os princípios da História Social. A intenção foi buscar um entendimento do conceito à luz de pensadores clássicos, em contextos históricos e sociais distintos, com a finalidade de analisar a forma como o hábito pode ser concebido na formação humana.

Keywords : Hábito; História da Educação; Ensino; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )