SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino PROEJA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

HACK, Josias Ricardo  and  GUEDES, Olga. Digital storytelling, educação superior e literacia digital. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.09-31. ISSN 2177-6059.

O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos.

Keywords : Histórias Digitais; Digital Storytelling; Educação Superior; Literacia Digital; Aprendizagem; Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )