SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino PROEJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

HACK, Josias Ricardo  e  GUEDES, Olga. Digital storytelling, educação superior e literacia digital. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.09-31. ISSN 2177-6059.

O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos.

Palavras-chave : Histórias Digitais; Digital Storytelling; Educação Superior; Literacia Digital; Aprendizagem; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )