SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Digital storytelling, educação superior e literacia digitalHistória da educação: a publicidade como fonte do centenário Colégio Imaculada Conceição índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CARVALHO, Evanir Piccolo  y  FISCHER, Adriana. Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino PROEJA. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.33-60. ISSN 2177-6059.

O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados.

Palabras clave : Letramentos; Proeja; Documento Base; Projeto Pedagógico; Curso Técnico em Informática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )