SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino PROEJASocialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro ser índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LIMEIRA, Aline de Morais  e  NASCIMENTO, Fátima. História da educação: a publicidade como fonte do centenário Colégio Imaculada Conceição. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.61-78. ISSN 2177-6059.

A Historiografia da Educação tem se interessado por aprofundar a percepção que hoje se tem acerca da presença e dos efeitos da instituição escolar no Brasil. Com efeito, tem apontado várias formas de organização escolar, formais ou informais. Caracterizando-se como uma dessas iniciativas, o Collegio Imaculada Conceição foi fundado em 1854. Portanto, propomos como objetivo a reflexão acerca da história dessa centenária Instituição, que permite pensar o papel da Igreja Católica na educação no século XIX. Para ser possível a tarefa, procuramos privilegiar a propaganda como fonte consultando dois impressos: o Almanaque Laemmert (1844-1889) e o jornal O Apóstolo (1866-1893).

Palavras-chave : História da Educação; Colégios Particulares; Igreja Católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )