SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01História da educação: a publicidade como fonte do centenário Colégio Imaculada ConceiçãoUma leitura das representações de identidades negras por docentes de história da escolarização básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MELO, Marilândes Mól Ribeiro de  e  VALLE, Ione Ribeiro. Socialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro ser. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.79-102. ISSN 2177-6059.

Objetivamos, neste artigo, compreender algumas abordagens sobre os conceitos de socialização e socialização profissional. Estes se desdobraram com a necessidade do trato com profissão e a profissionalização, por se fundirem e serem fundamentos para o entendimento do que seja socialização profissional. É sob o aspecto subjetivo que se constitui a efetiva identificação e adesão aos grupos e às profissões. É o processo de passagem de uma condição para outra, de construção das distintas nuances que compõem o ser, com todas as implicações deste processo. Como ocorre o processo de socialização? E o processo de socialização profissional? Quais os principais fatores que neles interferem? Que relações podem ser estabelecidas entre os campos da formação e da prática? O que assegura a mobilidade e a distribuição no interior dos processos de socialização e de socialização profissional? É sobre tais indagações que este escrito se propõe a refletir, considerando que é dos resultados das negociações que emergem as identidades daqueles que se comprometem ou são por elas comprometidos.

Palavras-chave : Socialização; Socialização Profissional; Profissão; Profissionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )