SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Socialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro serA docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, José Bonifácio Alves da  y  BACKES, José Licínio. Uma leitura das representações de identidades negras por docentes de história da escolarização básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.103-123. ISSN 2177-6059.

O texto traz uma leitura das representações de identidades negras por docentes de História da escolarização básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em diferentes fases da escolarização (Ensino Fundamental e Ensino Médio) em escolas públicas e privadas de Campo Grande, MS. As entrevistas foram interpretadas com base em um conjunto de autores que argumentam que as identidades são construções culturais e históricas, portanto, não são fixas e essenciais. Pela análise, foi possível ver, nas representações dos professores, tensões entre a perspectiva fixa, essencialista, a-histórica e a não essencialista, histórica, cultural e dinâmica da identidade negra.

Palabras clave : Identidade Negra; Professores de História; Escolarização Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )