SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Socialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro serA docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, José Bonifácio Alves da  e  BACKES, José Licínio. Uma leitura das representações de identidades negras por docentes de história da escolarização básica. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.103-123. ISSN 2177-6059.

O texto traz uma leitura das representações de identidades negras por docentes de História da escolarização básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em diferentes fases da escolarização (Ensino Fundamental e Ensino Médio) em escolas públicas e privadas de Campo Grande, MS. As entrevistas foram interpretadas com base em um conjunto de autores que argumentam que as identidades são construções culturais e históricas, portanto, não são fixas e essenciais. Pela análise, foi possível ver, nas representações dos professores, tensões entre a perspectiva fixa, essencialista, a-histórica e a não essencialista, histórica, cultural e dinâmica da identidade negra.

Palavras-chave : Identidade Negra; Professores de História; Escolarização Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )