SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Uma leitura das representações de identidades negras por docentes de história da escolarização básicaO papel do estado em documentos de política educacional: a visão de agências multilaterais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículo. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.125-149. ISSN 2177-6059.

O presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social.

Palavras-chave : Ensino Médio; Docência; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )