SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01A docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículoOpções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SOUZA, Thaís Godoi  e  LARA, Angela Mara Barros. O papel do estado em documentos de política educacional: a visão de agências multilaterais. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.151-167. ISSN 2177-6059.

Este artigo visou analisar o papel do Estado em documentos orientadores de políticas educacionais elaborados por agências multilaterais do Sistema ONU. Investigou-se que papel é atribuído ao Estado nestes documentos no que compete à definição da agenda de reforma da educação para os países “em desenvolvimento” a partir de 1990. Parte-se do pressuposto de que as agências multilaterais atuam como força supranacional, que repercutem sobre os sistemas educativos nacionais e assumem importante papel na definição de agenda globalmente estruturada para a educação. As fontes analisadas foram os documentos do Banco Mundial (BM) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), respectivamente Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial (1996) e Educação e conhecimento: Eixo da transformação produtiva com equidade (1995). Pela análise realizada constatou-se que o papel atribuído ao Estado nos documentos orientadores visou à legitimação de processos de privatização, reorientações dos gastos públicos e desregulamentação da economia, em prol de adequar a educação ao programa político de liberalização da economia mundial para garantir a rentabilidade do setor privado, bem como aparece como promotor da equidade na educação, com foco nas classes marginalizadas da sociedade, configurando-se em fator de coesão social, regulador para o capital e mínimo para as políticas sociais.

Palavras-chave : Agências Multilaterais; Documentos de Políticas Educacionais; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )