SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01O papel do estado em documentos de política educacional: a visão de agências multilateraisAltas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: um estudo relacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

NARDI, Elton Luiz; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon  e  GAMBA, Ivan Carlos. Opções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público?. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.169-193. ISSN 2177-6059.

O trabalho tem por objetivo analisar as condições estabelecidas pelos governos municipais enquanto opções político-institucionais, em vista da promoção da gestão democrática do ensino público nos sistemas municipais de ensino de uma região do Estado de Santa Catarina. Por meio do exame das leis municipais que institucionalizaram os sistemas, foram levantados os princípios e os espaços e mecanismos de participação. Os resultados levam a problematizar a ação governamental em face das opções político-institucionais que traduzem a regulamentação, especialmente por não interferirem decisivamente no exercício do poder político. Conclui que as opções dos municípios pesquisados não sinalizam para posições políticas que denotem alargamento das condições de democratização da gestão educacional.

Palavras-chave : Ensino Público; Gestão Democrática; Sistemas Municipais de Ensino; Opções Político-Institucionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )