SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número01Opções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CAMARGO, Renata Gomes  y  FREITAS, Soraia Napoleão. Altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: um estudo relacional. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.195-210. ISSN 2177-6059.

Abordar características como Altas Habilidades/Superdotação e Dificuldades de Aprendizagem impõe o desafio, ao pesquisador, de refletir de forma relacional sobre as implicâncias pedagógicas destas para os alunos que as apresentam. Este artigo abordou a referida relação, a partir de um estudo de caso de um menino de 12 anos, que apresentava ambas as características, partindo-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa e por instrumento a entrevista semiestruturada realizada com o aluno e sua professora no segundo semestre de 2010. Os resultados mais significativos da pesquisa se relacionam à percepção sobre as diferentes expressões que a inteligência dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação podem assumir e que se estimuladas na sala de aula podem ser qualificadoras das suas aprendizagens.

Palabras clave : Altas Habilidades/Superdotação; Dificuldades de Aprendizagem; Interação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )