SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialA imprensa no educar-se das classes trabalhadoras do Rio de Janeiro oitocentista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DIAS, Amália. Os mapas de frequência escolar e a produção dos serviços de fiscalização do ensino no estado do Rio de Janeiro (1924-1949). Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.13-40. ISSN 2177-6059.

O presente artigo demonstra como os mapas de frequência de alunos e professores consubstanciavam um dos recursos das agências estaduais de regulamentação e fiscalização do ensino primário. Foi preciso restituir os processos de elaboração e permanência deste desse equipamento nas sucessivas reformas estaduais do ensino, para compreender seus significados e alcances nos processos de disseminação, criação, manutenção e expansão da rede de escolas primárias no Estado. Os resultados da pesquisa, produzida a partir dos mapas de frequência do município de Nova Iguaçu, demonstraram a construção de uma metodologia de coleta e cruzamento de dados, e os usos e resultados que emergem do trabalho com esta fonte para a compreensão do perfil de escolas e dos critérios de sua distribuição na região.

Palavras-chave : Inspeção; Mapas de Frequência; Ensino Primário; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )