SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialOs mapas de frequência escolar e a produção dos serviços de fiscalização do ensino no estado do Rio de Janeiro (1924-1949)Os manuais de catecismo como fontes para a história da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

COSTA, Ana Luiza Jesus da. A imprensa no educar-se das classes trabalhadoras do Rio de Janeiro oitocentista. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.41-66. ISSN 2177-6059.

O presente artigo, derivado de pesquisa de Doutorado sobre o Educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro tem como objetivo apresentar algumas formas pelas quais os trabalhadores da Corte e da Província do Rio de Janeiro se educavam uns aos outros por meio da imprensa operária, frequentemente relacionada às suas associações de ofícios. Adotamos aqui uma concepção de educação mais ampla do que o sinônimo de forma escolar e procuramos questionar a oposição entre classes trabalhadoras e produção intelectual leitura e escrita.

Palavras-chave : Imprensa Operária; Educar-se; Século XIX.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )