SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialA imprensa no educar-se das classes trabalhadoras do Rio de Janeiro oitocentistaPolíticas académicas en dos pensadores latinoamericanos: Darcy Ribeiro y Arturo Andrés Roig índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Os manuais de catecismo como fontes para a história da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.67-88. ISSN 2177-6059.

Este artigo analisa os manuais de catecismo ao longo da história, enfocando as formas e os sentidos adquiridos a partir de alguns estudos em diferentes campos científicos e na coleção de catecismos do Monsenhor Álvaro Negromonte, publicada entre 1920 e 1930. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma reflexão acerca desse tipo de impresso como uma importante fonte para a História da Educação Brasileira, indicando práticas educativas que se instituíram em torno da educação brasileira e da pedagogia católica, que buscaram aliar elementos da tradição católica e da modernidade pedagógica que aparecem, ainda, de forma muito incipiente, na historiografia educacional.

Palavras-chave : Catecismos; Impressos; Modernidade; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )