SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialPolíticas académicas en dos pensadores latinoamericanos: Darcy Ribeiro y Arturo Andrés RoigEntre o silêncio e o esquecimento: a questão das fontes e dos métodos na história da educação em Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Alexandra Lima da. Ideias em movimento: viagens como horizonte na historiografia da educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.109-126. ISSN 2177-6059.

Filosóficas, literárias, míticas, científicas, compulsórias, religiosas, missionárias, migratórias, turísticas, amorosas e pedagógicas. Assim se caracterizam as viagens. Uma prática, diferentes sentidos e significados. Se, por um lado, as viagens são plurais e múltiplas, na mesma medida são os estudos que se propõem a refletir sobre essa temática. Tais trabalhos que propõem investigar o viajante podem utilizar fontes diversas, como cartas, cartões postais, bilhetes de embarque, diários, notas e relatórios de viagem. Inventariar alguns usos das escritas de viagem no âmbito da História da Educação é o horizonte do presente artigo. Para tanto, utiliza como procedimento metodológico o mapeamento de estudos produzidos na historiografia da educação nos últimos anos, a fim de tecer uma reflexão sobre os diferentes sentidos do viajar.

Palavras-chave : Viagens; Fontes; Historiografia da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )