SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialIdeias em movimento: viagens como horizonte na historiografia da educaçãoEntre relatórios e jornais: a presença de “culpados” no descumprimento da obrigatoriedade do ensino mineiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PINTO, Rubia-Mar Nunes. Entre o silêncio e o esquecimento: a questão das fontes e dos métodos na história da educação em Goiás. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.127-152. ISSN 2177-6059.

O artigo aborda os desafios e as dificuldades para a escrita da história da educação em sociedades regionais brasileiras, comumente representadas como sertão ou fronteira e propõe uma interrogação sobre os efeitos dessas representações para a identificação, preservação e interpretação de fontes de pesquisa. O foco privilegiado de observação é o estado de Goiás, região representada como atrasada e primitiva, e, ao mesmo tempo, lugar da unidade nacional e fonte de riquezas da nação. O texto dialoga com a historiografia da educação no Brasil e em Goiás, apontando para a riqueza dos métodos da análise do discurso, para a leitura de fontes de pesquisa e da alternância de escalas para interpretar a história da educação em regiões periféricas brasileiras.

Palavras-chave : Fontes e Métodos de Pesquisa; Memória; História da Educação em Goiás.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )