SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialEntre o silêncio e o esquecimento: a questão das fontes e dos métodos na história da educação em GoiásCompondo um “retrato do indivíduo”: classificação e intervenção mediante fichas de observação comportamental (1934-1939) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALMEIDA, Cíntia Borges. Entre relatórios e jornais: a presença de “culpados” no descumprimento da obrigatoriedade do ensino mineiro. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.153-182. ISSN 2177-6059.

O estudo analisou, por meio dos discursos, a existência de um “tripé” ao abordar a temática do ensino compulsório. Tanto no Império quanto na República, a questão aparece vinculada às políticas de fiscalização da instrução e da formação dos professores, e as duas, possivelmente, relacionadas a essa compulsoriedade. Tais assuntos aparecem associados desde a Lei mineira n. 13, de 1835, nos relatórios dos Presidentes de Minas Gerais e nos jornais examinados “Correio de Minas”, “Jornal do Commercio” e “Correio da Tarde”, tendo sido apontados no discurso do Presidente Silviano Brandão, no ano de 1899, como “culpados” pelo fracasso da frequência escolar.

Palavras-chave : Relatórios; Jornais; Discursos; Obrigatoriedade do Ensino; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )