SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialEntre relatórios e jornais: a presença de “culpados” no descumprimento da obrigatoriedade do ensino mineiro“A voz pública”: ações e reações de professores e moradores de Juiz de Fora no início da República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DAVID, Juliana Vital Abreu. Compondo um “retrato do indivíduo”: classificação e intervenção mediante fichas de observação comportamental (1934-1939). Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.183-208. ISSN 2177-6059.

A centralidade ocupada pela escola como espaço educativo no período correspondente às décadas iniciais do século XX estimulou a criação de novos instrumentos de mensuração e classificação que, utilizados no interior do espaço da escola, tinham por objetivo conhecer e classificar a população escolar, proporcionando formas mais eficazes de propagação de certo “modelo”, considerado ideal no processo de “transformação da criança em aluno” (Ó, 2006). Neste trabalho, utiliza-se como fonte as fichas de observação comportamental, produzidas no âmbito do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (1934-1939), que funcionou nas escolas experimentais do Rio de Janeiro, tendo como chefe o médico Arthur Ramos. As fichas são compreendidas como instrumento que objetivava classificar, penetrar e intervir na individualidade e nas questões privadas da vida dos alunos, devendo compor “um retrato do indivíduo” e do ambiente social e familiar no qual estava inserido.

Palavras-chave : Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental; Fichas de Observação Comportamental; Arthur Ramos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )