SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especialCompondo um “retrato do indivíduo”: classificação e intervenção mediante fichas de observação comportamental (1934-1939)Corpos educados, perigos controlados: as contribuições da ginástica escolar para a remodelação urbana carioca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Marcelo Gomes. “A voz pública”: ações e reações de professores e moradores de Juiz de Fora no início da República. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.209-236. ISSN 2177-6059.

Analisar as formas de se manifestar empreendidas pelos professores e moradores da cidade de Juiz de Fora no início da República é o objetivo deste trabalho. As ações desses sujeitos são indícios importantes da percepção, a partir da experiência de cada um e das relações existentes entre eles no espaço da cidade, de qual seria a melhor forma de agir para conquistarem o que desejavam. O uso dos requerimentos enviados à Câmara Municipal, a utilização da imprensa, assim como os abaixo-assinados dos moradores consistem em fontes do estudo proposto e constituem um conjunto de ações que representa a “voz pública” em prol de uma causa.

Palavras-chave : Requerimentos; Abaixo-Assinados; Manifestações; Formas de Agir; Juiz de Fora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )