SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02  suppl.especial“A voz pública”: ações e reações de professores e moradores de Juiz de Fora no início da RepúblicaIntelectuais e projetos educacionais em disputa no Brasil dos anos 1930-1940 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, José Cláudio Sooma  y  SOUZA, Maria Zélia Maia de. Corpos educados, perigos controlados: as contribuições da ginástica escolar para a remodelação urbana carioca. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, suppl., pp.237-254. ISSN 2177-6059.

O artigo dialoga com outros estudos em História da Educação que têm procurado investigar o entrelaçamento dos saberes e práticas educacionais com as iniciativas de reforma urbana implementadas a partir da virada do século XIX para o XX. Nessa medida, tendo como fonte principal uma obra que foi redigida por Arthur Higgins, Compendio de ginástica e jogos escolares, publicada no final do século XIX, problematiza as interferências dos debates educacionais no ambiente urbano da cidade do Rio de Janeiro. O foco recaiu sobre as “contribuições” que a ginástica escolar prestaria para a organização das formas de a população interagir com a lógica almejada para a capital durante os anos Pereira Passos (1902-1906).

Palabras clave : História da Educação; História da Cidade do Rio de Janeiro; Ginástica Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )