SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02As novas diretrizes para o ensino médio e os “antigos” desafios escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RUIZ, Maria José Ferreira. Proletarização do magistério e lutas pela educação no estado do Paraná: do regime militar à ascensão do neoliberalismo (1960-1990). Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.233-256. ISSN 2177-6059.

O texto tem por objetivo discutir sobre a conjuntura política, histórica e social, na qual as lutas pela educação estiveram inseridas desde a instalação do regime militar no Brasil até meados da década de 1990. Aborda algumas especificidades das lutas dos trabalhadores pela educação no Estado do Paraná e alguns fatores que contribuíram com a proletarização do magistério. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que com o findar da ditadura, ao mesmo tempo que os trabalhadores comemoravam os avanços democráticos, o neoliberalismo se alastrou pela sociedade e influenciou na educação, acirrando o processo de proletarização do magistério.

Palavras-chave : Lutas pela Educação; Ditadura Militar; Proletarização do Magistério; Neoliberalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )