SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Proletarização do magistério e lutas pela educação no estado do Paraná: do regime militar à ascensão do neoliberalismo (1960-1990)Disciplina pesquisa em educação: métodos e técnicas como ações teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. As novas diretrizes para o ensino médio e os “antigos” desafios escolares. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.257-272. ISSN 2177-6059.

Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Diretrizes Curriculares; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )