SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02As novas diretrizes para o ensino médio e os “antigos” desafios escolaresA concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALMEIDA, Natália Regina de  e  LEITE, Siomara Borba. Disciplina pesquisa em educação: métodos e técnicas como ações teóricas. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.273-288. ISSN 2177-6059.

Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.

Palavras-chave : Pesquisa em Educação; Métodos e Técnicas; Pressupostos Epistemológicos; Construção Teórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )