SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Disciplina pesquisa em educação: métodos e técnicas como ações teóricasO “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LUCKMANN, Luiz Carlos  e  BERNART, Eliezer Emanuel. A concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa Catarina. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.289-310. ISSN 2177-6059.

O presente artigo discute a problemática da concentração da Pós-graduação (PG) na Costa Litorânea do Estado de Santa Catarina. Partiu-se da hipótese de que as políticas públicas formuladas pela Capes são apropriadas aos grandes centros de excelência, em prejuízo às instituições localizadas em regiões interioranas do país. O estudo contrapõe dados disponibilizados pela Capes com a realidade de universidades localizadas na mesorregião Oeste Catarinense. Para contribuir com a análise, organizou-se um instrumento de pesquisa no intuito de ouvir o que pensam e propõem professores e dirigentes destas universidades. Essa dinâmica possibilitou chegar à proposição de novas políticas públicas para a PG que, uma vez adotadas pela Capes, poderão minimizar o problema da concentração da PG.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Concentração; Novas Políticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )