SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02A concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa CatarinaProfessores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MACHADO, Laêda Bezerra; AZEVEDO, Márcia Ferreira de  and  FREIRE, Suelen Batista. O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.311-336. ISSN 2177-6059.

Este artigo aborda as representações sociais do “bom” professor universitário entre estudantes do Curso de Pedagogia. Trata-se de um estudo orientado pela teoria das representações sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 220 estudantes. O instrumento de coleta foi um questionário, contendo um teste de associação livre de palavras. As palavras foram processadas pelo software EVOC. Os resultados apontaram para uma representação social de “bom” professor centrada em elementos práticos que constituem as condutas desse profissional. Nesse sentido, o “bom” professor seria um profissional dedicado, responsável, assíduo, competente, experiente, ético, compreensivo, com sabedoria, didático, com conhecimento e que respeita os alunos.

Keywords : Bom Professor; Representações Sociais; Estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )