SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa CatarinaProfessores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MACHADO, Laêda Bezerra; AZEVEDO, Márcia Ferreira de  y  FREIRE, Suelen Batista. O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.311-336. ISSN 2177-6059.

Este artigo aborda as representações sociais do “bom” professor universitário entre estudantes do Curso de Pedagogia. Trata-se de um estudo orientado pela teoria das representações sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 220 estudantes. O instrumento de coleta foi um questionário, contendo um teste de associação livre de palavras. As palavras foram processadas pelo software EVOC. Os resultados apontaram para uma representação social de “bom” professor centrada em elementos práticos que constituem as condutas desse profissional. Nesse sentido, o “bom” professor seria um profissional dedicado, responsável, assíduo, competente, experiente, ético, compreensivo, com sabedoria, didático, com conhecimento e que respeita os alunos.

Palabras clave : Bom Professor; Representações Sociais; Estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )