SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02A concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa CatarinaProfessores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MACHADO, Laêda Bezerra; AZEVEDO, Márcia Ferreira de  e  FREIRE, Suelen Batista. O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.311-336. ISSN 2177-6059.

Este artigo aborda as representações sociais do “bom” professor universitário entre estudantes do Curso de Pedagogia. Trata-se de um estudo orientado pela teoria das representações sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 220 estudantes. O instrumento de coleta foi um questionário, contendo um teste de associação livre de palavras. As palavras foram processadas pelo software EVOC. Os resultados apontaram para uma representação social de “bom” professor centrada em elementos práticos que constituem as condutas desse profissional. Nesse sentido, o “bom” professor seria um profissional dedicado, responsável, assíduo, competente, experiente, ético, compreensivo, com sabedoria, didático, com conhecimento e que respeita os alunos.

Palavras-chave : Bom Professor; Representações Sociais; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )