SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogiaSaberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CECILIO, Sálua  e  ARAUJO, Denise Olivieira Silva. Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.337-364. ISSN 2177-6059.

Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.

Palavras-chave : Subjetividade; Tecnologia; Professores; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )