SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue02Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professoresAvaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

CORREA, Alessandra. Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.365-384. ISSN 2177-6059.

Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.

Keywords : Saberes Docentes; Ensino da Estatística; Ensino Médio; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )