SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professoresAvaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CORREA, Alessandra. Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.365-384. ISSN 2177-6059.

Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Ensino da Estatística; Ensino Médio; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )