SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Avaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação físicaArte na escola: espaço de construção de novas identidades? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CONTE, Isaura Isabel  e  SOUZA, Maria Ivonete de. Saberes da vida: os camponeses fora da escola. Roteiro. UNOESC [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.413-430. ISSN 2177-6059.

Este artigo discute e problematiza sobre saberes camponeses que, por sua vez, implicam conhecimentos e experiências, considerando que as populações do campo, das florestas e das águas permaneceram à margem de políticas educacionais e agrícolas ao longo dos tempos no Brasil e, assim, foram dando “um jeito na vida”. O ocultamento dessa categoria mostra também a pobreza da teoria e a dupla face da ciência que pouco os considera enquanto conhecedores e inventores de tecnologias utilizadas em vista da sobrevivência. Diante disso, na atualidade, persistem dois antagonismos: o agronegócio versus o campesinato; e o fechamento de escolas do/no campo em oposição à política nacional de educação do campo, proposta e forjada por movimentos populares do campo, com enormes desafios postos.

Palavras-chave : Saberes; Educação; Conhecimentos; Camponeses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )