SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Aplicação das normas federais de educação aos sistemas de ensino dos estados federados e dos municípios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ABICALIL, Carlos Augusto. Federalismo brasileiro e cooperação Interfederativa em educação: entre as autonomias e a equidade. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.11-38. ISSN 2177-6059.

O artigo objetivou sustentar a necessidade de superação da ausência de normatização complementar ao imperativo constitucional da ação cooperativa entre os Entes da Federação para a garantia dos meios de acesso à educação. Prevista no Art. 23 da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, a lei complementar ainda não ganhou forma, mesmo completados os 25 anos de promulgação da Carta Magna. Considerando as alterações trazidas pelas Emendas Constitucionais n. 53 e 59 e o aperfeiçoamento das relações institucionais para fazer frente à ampliação da escolaridade obrigatória e do direito público subjetivo, particularmente alcançados no último decênio, apresenta-se uma proposta de regulação que visa contemplar a ocorrência das tensões entre as autonomias típicas de federação, o imperativo constitucional da superação das desigualdades, a instituição de um sistema nacional de educação e a necessidade da criação de espaços institucionais de pactuação, normatização vinculante, participação democrática e controle social.

Palabras clave : Federalismo Cooperativo Brasileiro; Cooperação Interfederativa em Educação; Sistema Nacional de Educação e Federalismo Brasileiro; Normatização da Cooperação Interfederativa na Educação Pública Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )