SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Aplicação das normas federais de educação aos sistemas de ensino dos estados federados e dos municípiosProjeto desenvolvimentista e a gênese do curso de pedagogia em Santa Catarina na década de 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

COSTA, Fábio Luciano Oliveira  y  MENEZES, Janaína Specht da Silva. As mudanças no financiamento do ensino fundamental público com o Fundef e a dinâmica de seus recursos fiscais. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.61-85. ISSN 2177-6059.

O objetivo principal deste artigo foi investigar as transformações ocorridas no financiamento do ensino fundamental público, por meio da implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), evidenciadas na dinâmica de seus recursos fiscais. Assim, fez-se uma exposição do processo de regulamentação do Fundo, que contou com a pesquisa em documentos legais, livros, teses, dissertações e artigos publicados em periódicos especializados, além dos dados quantitativos coletados na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que mostraram o ICMS como a principal fonte de financiamento do Fundo. Mesmo com os aspectos positivos advindos com o Fundef - o que não exclui suas problemáticas no período em que esteve em vigência, a exemplo do descumprimento legal associado à complementação da União -, não foi possível associá-lo à perspectiva de qualidade educacional.

Palabras clave : Educação; Financiamento; Fundef.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )