SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01As mudanças no financiamento do ensino fundamental público com o Fundef e a dinâmica de seus recursos fiscaisO ensino médio em Santa Catarina: desafios para uma universalização com qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

AGUIAR, Letícia Carneiro. Projeto desenvolvimentista e a gênese do curso de pedagogia em Santa Catarina na década de 1960. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.87-102. ISSN 2177-6059.

Este artigo analisou a gênese do Curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina. Procurou evidenciar as circunstâncias que favoreceram a criação dos dois primeiros Cursos de Pedagogia na década de 1960 - na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Discutiu o contexto sociopolítico que criou condições objetivas para o surgimento destes Cursos e que definiu a sua identidade “prático-institucional”. Evidenciou-se que o Governo estadual, pautado no binômio educação e desenvolvimento, adotou ações políticas materiais concretas que foram fundamentais para a emergência dos Cursos de Pedagogia. O Curso foi criado para atender a demandas do sistema estadual de ensino de professores para a Escola Normal e de técnicos em educação.

Palabras clave : Pedagogia; Política Educacional; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )