SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Projeto desenvolvimentista e a gênese do curso de pedagogia em Santa Catarina na década de 1960História, memória e gênero: um estudo sobre as primeiras alunas da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

COSTA, Gilvan Luiz Machado. O ensino médio em Santa Catarina: desafios para uma universalização com qualidade. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.103-122. ISSN 2177-6059.

O objetivo deste artigo foi problematizar questões relacionadas ao Ensino Médio em Santa Catarina. Recorreu-se, sobretudo, às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e os aspectos do trabalho docente no Ensino Médio. Destacam-se as metas relacionadas ao Ensino Médio regular e à valorização do professor contidas no Projeto de Lei n.8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam a inadequação relativa ao acesso, às taxas de rendimento, infraestrutura, formação e carreira docente e podem contribuir na discussão sobre a definição de políticas regulares que venham ao encontro da universalização do Ensino Médio com qualidade em Santa Catarina.

Palabras clave : Política Educacional; Ensino Médio; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )