SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01O ensino médio em Santa Catarina: desafios para uma universalização com qualidadePolíticas públicas de Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil: a Experiência do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CASAGRANDE, Maria Aparecida  y  RABELO, Giani. História, memória e gênero: um estudo sobre as primeiras alunas da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.123-146. ISSN 2177-6059.

O presente artigo abordou o ingresso das primeiras alunas dos cursos de Formação da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol/SC) entre os anos de 1967 e 1977, primeira década de existência da Academia. O campo privilegiado para as discussões foram as memórias de mulheres policiais e as experiências pessoais sobre o ingresso na Polícia Civil catarinense. Baseado em documentos e entrevistas com oito mulheres que ingressaram no período mencionado, o estudo apontou situações relativas às relações de gênero na profissão. Percebeu-se que a entrada das mulheres nesse espaço profissional considerado masculino não reforçou as relações de discriminação e preconceito das relações de trabalho, mas desafiou e contribuiu para visibilizar as mulheres em um espaço monopolizado pelos homens.

Palabras clave : Mulheres Policiais; Gênero; Memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )