SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue01História, memória e gênero: um estudo sobre as primeiras alunas da Academia da Polícia Civil de Santa CatarinaA legislação para o ensino de arte e música (1985-2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ORTH, Miguel Alfredo; OTTE, Janete  and  RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Políticas públicas de Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil: a Experiência do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.147-169. ISSN 2177-6059.

O presente trabalho analisou, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e de um estudo de campo, a implantação da Educação a Distância por meio da Universidade Aberta no Brasil, no Instituto Federal Sul-rio-grandense, a partir de 2006 até o presente momento, à luz da teoria do ciclo de políticas de Ball (1994). Para tanto, foi proposta uma discussão sobre os espaços de atuação dos atores envolvidos na construção e na reconstrução de políticas. Os resultados mostraram que os interesses dos três contextos dos ciclos de políticas estão presentes nos diversos âmbitos da implantação da política e se constituem em espaços de conflito, resistência e adaptação aos interesses de um ou outro ciclo, como ocorreu no caso das políticas públicas implantadas e assimiladas pela Instituição pesquisada.

Keywords : Políticas Públicas; Educação a Distância; UAB/IFSul.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )