SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01A legislação para o ensino de arte e música (1985-2008)Escola e aprendizagem para crianças em situação de sucesso escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PIRES, André  y  DIAS, Tainah Biela. A exigência de frequência escolar segundo beneficiárias do Programa Bolsa Família. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.185-198. ISSN 2177-6059.

O presente artigo teve como objetivo analisar como a exigência de frequência escolar mínima para crianças e jovens do Programa Bolsa Família (PBF) é percebida por sete beneficiárias residentes em Campinas, SP. A maioria das beneficiárias espera o mínimo da escola, em termos de conteúdo, para seus filhos, isto é, o letramento e as equações básicas. Em nosso entender, tais percepções, longe de denotarem somente fatalismo das entrevistadas em relação à sua condição social, indicam que elas compreendem de maneira muito precisa as clivagens dos usos dos serviços públicos no Brasil. Na consideração da maioria das entrevistadas é difícil esperar algo além do mínimo da escola pública, já que a educação de melhor qualidade é aquela oferecida em escolas pagas. A pesquisa ainda evidenciou que o grau de escolaridade das entrevistas tem influência sobre suas percepções sobre a educação e a escola.

Palabras clave : Políticas Públicas; Programa Bolsa Família; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )