SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01A exigência de frequência escolar segundo beneficiárias do Programa Bolsa FamíliaRelações de gênero e educação: fronteiras invisíveis que demarcam modos de ser índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MACHADO, Laeda Bezerra  y  FREIRE, Suelen Batista. Escola e aprendizagem para crianças em situação de sucesso escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.199-215. ISSN 2177-6059.

Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.

Palabras clave : Crianças; Escola; Aprendizagem; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )