SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Escola e aprendizagem para crianças em situação de sucesso escolarRedes de apoio: estado, família e escola como contextos promotores de aprendizagem e desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SALVA, Sueli; RAMOS, Ethiana Sarachin  e  OLIVEIRA, Keila de. Relações de gênero e educação: fronteiras invisíveis que demarcam modos de ser. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.217-239. ISSN 2177-6059.

Este artigo visou problematizar as concepções acerca das relações de gênero a partir da análise de narrativas produzidas por professores(as) que integram a pesquisa “Infâncias, juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar”. A pesquisa tem como objetivo compreender as concepções de gênero e a implicação de tais concepções no contexto educativo. As narrativas autobiográficas construídas pelos(as) participantes da pesquisa sinalizam que as diferenças sociais e culturais estão atravessadas pelo discurso de uma natureza que constitui homens e mulheres de modo diferente, revelando as múltiplas estratégias utilizadas por diferentes sujeitos sociais, mediante um ardiloso trabalho para construir tais diferenças.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Práticas Educativas; Narrativas Autobiográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )