SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número01Relações de gênero e educação: fronteiras invisíveis que demarcam modos de ser índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BENETTI, Idonezia Collodel; GRISARD, Edla  y  FIGUEIREDO, Odair. Redes de apoio: estado, família e escola como contextos promotores de aprendizagem e desenvolvimento. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.241-260. ISSN 2177-6059.

Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos - oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética.

Palabras clave : Desempenho Escolar; Suporte Parental; Famílias; Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )