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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ROSISTOLATO, Rodrigo  e  PRADO, Ana Pires do. Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.311-329. ISSN 2177-6059.

Os sistemas externos de avaliação da aprendizagem são parte das políticas educacionais dos anos 1990 e não são consenso no campo educacional. Ao mesmo tempo em que recebem análises valorativas, são criticados como instrumentos de controle da autonomia docente. Essas contradições colocam a escola em posição liminar: precisa responder às iniciativas governamentais e equacionar os processos de aceitação e resistência. Este trabalho, com base em oito grupos focais, discute essas questões no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. É possível afirmar que as avaliações externas são eventos extraordinários, mas têm influenciado as interações na escola. Há mudanças na distribuição do conhecimento e na orientação para as provas; também existe desconhecimento sobre as avaliações e a política educacional.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Sistemas Educacionais; Responsabilização; Bonificação; Cotidiano Escolar.

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