SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de CaxiasAvaliação em larga escala no Brasil: potencial indutor de qualidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

MENDES, Juliana Camila Barbosa  e  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. “Avaliação: te olhei por um monóculo e enxerguei a prova”. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.331-346. ISSN 2177-6059.

Este trabalho desdobrou-se de uma dissertação de mestrado, que tem como desenho de pesquisa a investigação dos movimentos da política de avaliação a partir da mudança curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Apoiada nas discussões de Ball (1992), utilizo o Ciclo de Políticas como modelo analítico para entender o processo de articulação entre esferas políticas. Assim, concebo a relação entre currículo e avaliação como lugar de negociação, embates e disputas, no qual analiso os sentidos de uma prática avaliativa padronizada e sua relação com a produção curricular. Portanto, argumento que essa política criou um consenso hegemônico quanto à avaliação como competência técnica, partir da inversão do sentido de qualidade traduzido no discurso do texto político.

Palavras-chave : Avaliação; Qualidade; Política Curricular; Prova.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )