SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02“Avaliação: te olhei por um monóculo e enxerguei a prova”Currículo e avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SUDBRACK, Edite Maria  e  COCCO, Eliane Maria. Avaliação em larga escala no Brasil: potencial indutor de qualidade?. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.347-369. ISSN 2177-6059.

O propósito deste ensaio foi trazer à baila a avaliação em larga escala em uma perspectiva analítica que situe seu potencial indutor de qualificação educacional. Procuramos evidenciar e problematizar a avaliação demandada pelo projeto social vigente. Em seguida, trouxemos aproximações conceituais das avaliações em larga escala, bem como seus objetivos enquanto política pública. Evidenciamos, também, as características das avaliações em larga escala na educação básica pós-década de 1990 e problematizamos que a imposição dos valores da competência e do desempenho forjam um pensamento único, traduzido como legítimo.

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Estado Avaliador; Política Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )