SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número02Avaliação em larga escala no Brasil: potencial indutor de qualidade?Balanço de pesquisas sobre o ENEM: considerações sobre a constituição política das avaliações externas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BORN, Bárbara Barbosa  y  CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira. Currículo e avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações?. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.371-390. ISSN 2177-6059.

O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.

Palabras clave : Avaliação Externa; Política Curricular; Prova São Paulo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )