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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

BORN, Bárbara Barbosa  e  CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira. Currículo e avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações?. Roteiro. UNOESC [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.371-390. ISSN 2177-6059.

O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Política Curricular; Prova São Paulo.

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